Relatório da Conferencia Internacional Virtual

Realizada em April de 24 a 25 de 2021 and acolhida pela Urantia Associação do Peru

Parece que foi ontem quando, no final de 2016, fomos convidados a hospedar a Conferência Internacional que a Urantia Association International organiza a cada três anos. A equipe de Urântia Peru comemorou quando recebemos a tocha na Conferência de Amsterdã para ser os anfitriões em 2021 e rapidamente nos colocamos sob o comando do Pai.

Desde o início de 2017, tornou-se um trabalho intenso e coordenado. Tínhamos em mente que cumprir este desafio exigia fazê-lo no local com os padrões exigidos por uma conferência. Então, estávamos prontos, mesmo com alguns serviços e facilidades pré-pagos.

Mas o destino forneceu outro desafio para nós. A pandemia corona chegou e perguntamos a Deus: Pai, diante desse novo imprevisto, você ainda quer que a gente vá em frente?
Finalmente, tomamos a decisão de fazer isso acontecer virtualmente e na 11ª Conferência Internacional da Urantia Association: Rumo à Cidadania Cósmica … Sua hora chegou! … Se transformou em “Uma Experiência Virtual”.

Ao longo dos dias e meses seguintes, continuamos pesquisando e estudando sobre novas tecnologias e estratégias digitais. E sempre nos questionamos quais benefícios um evento virtual poderia trazer para que pudéssemos aproveitá-los na divulgação da quinta revelação.

Estabelecemos três desafios:

Primeiro, ansiamos por unificar todos aqueles familiarizados com os ensinamentos do Livro de Urântia, quer estivessem registrados ou não em qualquer associação ou organização oficial. Em segundo lugar, queríamos que os participantes se familiarizassem com as culturas ancestrais que deram origem ao Império Inca em Cusco, Peru, conhecido por sua arquitetura monumental e estruturas sociais. Terceiro, desejamos ativar leitores passivos, bem como encontrar novos buscadores da verdade por meio do serviço amoroso e voluntário de deixá-los saber mais dos ensinamentos de “O Livro de Urântia”.

Então agora, algum tempo após a realização do evento, nos sentimos em paz. Acreditamos firmemente que, após a experiência virtual desta conferência, os eventos virtuais futuros excederão amplamente o que Urantia Peru, em coordenação com a Urantia Association International, poderia humildemente alcançar – cerca de 2.000 pessoas inscritas de todo o mundo.

A conferência começou explicando a influência Andita no Império Inca, cuja capital era Cusco, e continuou com apresentações de palestrantes que discutiram e exploraram o caminho em direção à Cidadania Cósmica. Obrigado a todos os palestrantes e facilitadores de workshops por seu excelente trabalho e ministério. Cada um deles foi excepcional em seu estilo! (…) Testemunhos comoventes e mostrando-nos uma fé viva.

Para finalizar, gostaria de citar o que mais me comoveu nessa experiência de fazer parte do time peruano: a maravilha de testemunhar como cada voluntário se motivou para a ação, como cada um se respeitou, não importando quais fossem suas habilidades ou aptidões e como cada um descobriu o trabalho que lhe foi designado por meio do serviço amoroso. O trabalho de cada voluntário foi, sem dúvida, a chave que tornou esta conferência possível, mas ainda mais, com seus testemunhos, percepções, dedicação e pureza de coração todos trabalharam como uma equipe para o Pai Universal.

Recebemos muitos felicitações de todo o mundo e dissemos a todos que não estávamos sozinhos e que não era apenas o trabalho de Urântia, Peru. Estávamos todos juntos!

Há muitos que sempre quiseram trabalhar no anonimato, como o voluntário que desenhou o novo sistema de registro; aqueles que desenharam o formato e a estratégia de divulgação do evento nas redes sociais; aqueles que conduziram o treinamento em gestão do Zoom para voluntários apoiando os workshops e seus facilitadores; e aqueles que trabalharam editando peças artísticas para terceiros. Testemunhamos que a nacionalidade não importava – não havia discriminação … edição em espanhol para norte-americanos; colombianos e mexicanos trabalhando em peças artísticas de diversos países; voluntários da Argentina servindo a artistas africanos da comunidade do Livro de Urântia … e fazendo isso sem parar até que tudo estivesse pronto e para ter quatro horas de pura Arte Urantiana.

Para a equipe de Urântia Peru, foi uma experiência inesquecível. Tivemos a oportunidade de testemunhar em primeira mão a ação, a solidariedade e o serviço de todos aqueles que o tornaram possível.
Só temos uma coisa a dizer: Obrigado a todos vocês que trabalharam juntos neste grande desafio! E para a Glória do Pai!

Cecília Barreto
Equipe Organizadora, Associação Urântia do Peru