Código de Ética

O Código de Ética da Urântia Associação Internacional (Associação ou Urântia Associação) define os nossos princípios orientadores de integridade, honestidade e comportamento ético. Esse Código baseia-se na premissa de que, como membros da Associação em quaisquer níveis, representamos essa organização em tudo o que fazemos e dizemos. Portanto, a Diretoria de Serviço Internacional da Associação e todos os seus funcionários, membros e empregados, e todas as suas associações constituintes em todo o mundo, estão sujeitos a esse Código de Ética ao participarem na Urântia Associação.

Para manter a confiança e a boa vontade dentro da Associação, e em nossas relações públicas como organização de serviço sem fins lucrativos formada para fomentar o estudo de O Livro de Urântia e a disseminação dos seus ensinamentos, estabelecemos esses ideais de comportamento esclarecido.  Nenhum Código de Ética, entanto, é um substituto para a convicção de retidão e devoção ao progresso espiritual do indivíduo.  Esses padrões da nossa conduta pessoal sempre refletirão a “…escolha viva e pessoal entre o bem e o mal, tal como são determinados pelos valores verdadeiros dos padrões espirituais estabelecidos pelo espírito divino, que o Pai nos céus enviou para residir dentro do coração do homem.”  [documento 132:2.2, página 1457.5]

“Amar assim ao próximo, como a ti próprio, nisso está a mais elevada ética.”
[documento 170:3. 6, página 1862.3]

É política da Urantia Association International manter os mais altos padrões de comportamento ético, moral e espiritualizado. Os seguintes princípios são os pilares para uma ética ideal no que diz respeito ao comportamento de todos os membros.  Para esse fim, os membros deverão:

1. Dar a máxima importância à missão da Associação, a qual é “promover o estudo de O Livro de Urântia e divulgar seus ensinamentos,” com base no princípio do serviço positivo e dinâmico.
  2. Agir de acordo com os ensinamentos de O Livro de Urântia na promoção do crescimento espiritual pessoal, da integridade e da dignidade da Associação. Isso requer um compromisso dos membros para incorporar os ensinamentos de O Livro de Urântia em suas vidas, em níveis cada vez mais elevados de realização espiritual.
  3. Colaborar e apoiar-se mutuamente na realização da missão da Urântia Associação Internacional, lembrando que o lema da Associação é “trabalho em equipe e serviço.”
  4. Promover e proteger o bom nome e a reputação dos nossos colegas e da nossa organização de uma forma respeitosa, amorosa, fiel e fraterna.
  5. Servir os nossos companheiros com respeito, atenção, cortesia, capacidade de resposta, amor, altruísmo e equidade como demonstrado por Jesus e de acordo com os ensinamentos de O Livro de Urântia.
  6. Tratar com respeito e consideração às pessoas de todas as fés, religiões, raças, culturas, nacionalidades, convicções políticas e filosóficas.
  7. Realizar as tarefas organizacionais e operacionais com honestidade e transparência, seja com membros próprios ou terceiros, tais como governos, membros potenciais, colegas, fornecedores ou quaisquer outras partes interessadas ou potenciais parceiros.
  8. Evitar qualquer atividade no desempenho dos seus deveres oficiais que gere um conflito de interesses.
  9. Respeitar e proteger as informações privilegiadas às quais tiver acesso no decurso das suas funções oficiais.
  10. Informar imediatamente o funcionário apropriado da Associação, de toda má conduta ou atividades questionáveis incorridas por membros na violação real ou potencial dos padrões acima mencionados.

Ética nas redes sociais

Os membros terão em mente que todo o conteúdo postado nas redes sociais é público e permanente. O conteúdo compartilhado deve ser respeitoso dos indivíduos de todas as fés, religiões, raças, culturas, nacionalidades, convicções políticas e filosóficas, e evitar declarações depreciativas ou caluniosas. Os membros deverão estar atentos às diferenças culturais globais que possam levar a mal-entendidos ou ofensas. Eles darão informações verazes e respeitarão as leis que regem os direitos autorais, marcas registradas e outros direitos de terceiros, em todos os tipos de redes sociais. Os membros agirão com transparência no que diz respeito às suas identidades, à identidade da sua organização e à sua relação com ela.

Como as redes sociais são altamente relacionais e públicas, toda a conduta dos membros da Diretoria da Associação aderirá aos mais altos padrões de comunicação profissional. Os membros comportar-se-ão de uma forma que incentive a imagem positiva das Associações que eles representam e promova a realização dos seus objetivos. Os membros devem estar cientes de que as informações publicadas em um contexto podem ser divulgadas em outro. Os membros devem sempre conduzir-se sabendo que eles são responsáveis pelo seu comportamento, on-line ou não.

Privacidade e confidencialidade

Os membros da Diretoria da Urântia Associação devem respeitar a privacidade dos doadores e realizar todas as transações financeiras com o mais alto nível de honestidade e discrição. Eles aderirão à Carta de Princípios, ao Estatuto e às políticas da associação local ou nacional e da Urântia Associação Internacional. Eles comportar-se-ão da melhor maneira profissional de acordo com os padrões da Associação. Eles manterão os limites apropriados ao coletar e compartilhar informações, tendo o cuidado de distinguir entre endereços profissionais e pessoais, comunicações, usos e comportamento. As informações coletadas de qualquer fonte permanecerão confidenciais e serão compartilhadas apenas com o funcionário ou pessoal autorizado na condução de operações comerciais padrão. A Política de Privacidade da Urântia Associação Internacional proíbe especificamente a publicação, compartilhamento ou divulgação, ao público ou a outra pessoa, de qualquer informação pessoal de um indivíduo sem sua autorização específica por escrito.

Os funcionários e membros da Urântia Associação encarregados de coletar informações de contato tomarão os cuidados necessários para garantir que seu trabalho seja o mais preciso possível. Eles só registrarão dados apropriados à função da Associação e protegerão a confidencialidade de todas as informações pessoais. Ao reunir, comunicar, armazenar e proteger as informações, os membros tomarão todas as precauções necessárias e cumprirão os regulamentos nacionais, federais, estaduais e/ou institucionais. Os funcionários e os membros registrarão e divulgarão somente a informação concernente às atividades da Associação e assegurar-se-ão de que esteja mantida em uma base de registro de dados segura. Os membros cumprirão todas as diretrizes da Associação para o uso de recursos tecnológicos e computadores. Os membros devem ler e entender as políticas de privacidade da Associação e dos canais de redes sociais que eles usam. Na ausência de políticas internas, os membros aderirão a essa declaração de ética.

Política de Privacidade: https://urantia-association.org/quem-somos-e-porque/governanca-politicas/politica-de-privacidade/?lang=pt-pt

Conflitos de interesse

Definição: Um conflito de interesse é uma situação na qual um indivíduo tem interesses ou lealdades concorrentes que o impedem de tomar uma decisão justa porque será afetado pelo resultado, ou está em condições de obter benefícios pessoais, material ou financeiramente, de ações ou decisões tomadas no desempenho da sua função oficial.

Os membros da Diretoria devem evitar interesses profissionais ou pessoais concorrentes e informar sobre tais interesses à Associação, em qualquer instância. Um conflito de interesse pode criar uma aparência de impropriedade que pode minar a confiança em qualquer membro ou na organização como um todo.