Preso na Patagônia

Photo credit: EcoCamp Patagonia

Como ficamos presos no Chile? Primeiro, algum contexto histórico. Sempre gostei de conhecer novas pessoas e vivenciar novas paisagens, então, aos 16 anos, entrei para um grupo de intercambistas internacionais e morei com uma família na Colômbia, América do Sul. Foi uma experiência maravilhosa fazer parte de uma nova família e uma boa maneira de melhorar meu espanhol de ensino médio. Me apaixonei pela cultura latina. Fiquei muito animado por poder retornar à Colômbia para a conferência da Associação Internacional de Urântia de 2012 em Medellín. A cidade cresceu e mudou muito desde que eu estive lá em 1961.

Avancemos trinta e cinco anos até 1997, quando fui convidado para ajudar com um estande da Urantia Foundation na Feira Internacional do Livro em Santiago, Chile. Nossa missão era apresentar ao povo do Chile, El libro de Urantia, a tradução espanhola do Livro de Urântia. Havia centenas de vendedores nesta feira do livro popular e bem frequentada de Santiago, que foi realizada na convertida Estacion Mapocho, uma antiga estação ferroviária que recebe muitas exposições.

Ao olhar os vários álbuns de fotos de mesa de centro do Chile, fiquei cativado pela beleza diversificada do país, especialmente a Região dos Lagos e a área da Patagônia. Quando a feira do livro acabou e eu tinha uma semana para viajar, foi pra lá que fui. Acabei em Puerto Varas, que é uma pequena cidade adorável ao lado do segundo maior lago do Chile e com vista para o vulcão Osorno coberto de neve.

Como por um “acaso”, eu rapidamente conheci um bom grupo de jovens que estavam bastante interessados ​​em El Livro de Urantia, então eu fiz uma reunião onde apresentei o texto a cerca de 20 pessoas. Um deles me levou para andar a cavalo no ano seguinte, quando voltei para explorar mais esta área. Eu estava voltando depois de uma caminhada no Parque Nacional Torres del Paine e imediatamente me apaixonei por este local remoto. Naquela viagem fatídica, descobri um lindo pedaço de propriedade à venda em uma floresta antiga com uma vista magnífica de Osorno. Pensei que lugar perfeito para ter uma segunda casa, então, como o preço era bem barato em comparação com o terreno em casa, comprei o terreno e mandei construir uma casa que chamei de La Casa de Vistas Divinas – A Casa das Visões Divinas. Era uma ótima base para operar. Um grupo de mulheres e eu fizemos uma viagem para colocar El libro em várias bibliotecas no sul do Chile e na Argentina. Esta nova casa se tornou meu santuário e destino de férias. Eu precisava de uma base no Chile se queria divulgar os ensinamentos e realizar grupos de estudo. Meu marido se aposentou em 2005 e começou a me acompanhar em minhas viagens para lá.

Então, como alguns velhos gringos do Havaí acabaram “isolados” em Puerto Varas, no Chile? Admitido, esta não é a sua história típica de ficar preso a 6.000 milhas de casa, mas é a minha história, e muitas boas experiências resultaram desse período de viagem e isolamento.

Estávamos acompanhando de perto o progresso do Covid-19 do Havaí desde o final de dezembro. Já havíamos decidido viajar de volta ao Chile via Rapa Nui, (Ilha de Páscoa) em março. Planejamos encontrar o prefeito da ilha, já que ele era leitor do Livro de Urântia. Nós conseguimos conhecê-lo e tomamos um café da manhã interessante. O Livro de Urântia menciona a Ilha de Páscoa com uma história interessante. (78: 5.7, 873.3) Além disso, queríamos doar um livro para a biblioteca local de lá.

Todos os nossos voos, hotéis e passeios não reembolsáveis ​​foram pagos antecipadamente e incluíram voos posteriores de volta via L.A. para Kona. Enquanto observávamos o avanço do vírus da Europa para os EUA, tivemos que tomar a decisão de fazer a viagem ou não. Jogamos a cautela ao vento ou perdemos milhares de dólares? Naquela época não havia casos em Rapa Nui e apenas um no Chile, então decidimos usar máscara e luvas e ir em frente. Passamos três dias no Taiti e doamos o Le Livre d ‘Urantia para a Universidade da Polinésia Francesa. Éramos extremamente cuidadosos sobre aonde íamos e evitávamos multidões. Tínhamos a Internet para acompanhar a velocidade com que o vírus estava se espalhando pelo mundo.

Quando finalmente chegamos ao aeroporto de Puerto Montt, no sul do Chile, estocamos alimentos congelados e compramos alimentos frescos suficientes para duas semanas, já que planejávamos ficar em quarentena em nossa casa ali. Não podíamos acreditar a rapidez com que o vírus estava se espalhando no Chile a partir de apenas um caso, mas logo as fronteiras foram fechadas, voos internacionais foram cancelados e o país entrou em bloqueio. Estávamos presos! Felizmente, poderíamos fazer caminhadas nas estradas remotas em nossa vizinhança imediata. Estava começando a ficar frio com a aproximação do outono no hemisfério sul, então felizmente havia lenha suficiente para nossa lareira e fogão a lenha. Estávamos começando a ficar ansiosos para voltar para casa, mas todas as nossas lutas de retorno continuavam sendo canceladas.

Logo nos ajustamos ao isolamento fazendo cursos online com a Urantia Book Internet School (UBIS), e iniciamos um grupo de estudo ampliado na Parte IV de O Livro de Urântia. Entrei em contato com amigos leitores do Livro de Urântia de todo o mundo, muitos dos quais estavam muito entusiasmados por ter algo para fazer enquanto estávamos todos presos. Todos gostávamos de conversar e estudar juntos uma vez por semana aos domingos. Embora sentíssemos saudades de nossa família em casa na Grande Ilha, sabíamos que eles também estavam presos, então não teríamos sido capazes de vê-los mesmo se estivéssemos lá. Não tínhamos TV ou jornais, então a Internet era nossa salvação. Nosso grupo de zoom ainda está forte; é provavelmente a melhor coisa para sair de nosso isolamento.

Aos poucos, as coisas começaram a se abrir novamente nos EUA e finalmente conseguimos reservar um vôo no dia 2 de junho. Nem é preciso dizer que estava lotado, pois as pessoas ficaram presas no sul, esperando que a companhia aérea voltasse a voar. Tivemos que sentar no avião por duas horas antes que ele decolasse para processar todas as pessoas no voo para rastreamento. Nessa época, não tínhamos apenas nossas máscaras N95, mas também a proteção adicional de protetores faciais de plástico. Na área de espera do portão, encontramos quatro missionários cristãos e falamos sobre O Livro de Urântia. Eles disseram que uma revelação de 2.000 páginas seria demais para eles lerem – eles eram muito velhos, então espero que sua fé os tenha mantido seguros, já que não estavam se protegendo com nenhuma máscara.

Finalmente pousamos em nossa terra natal, onde alguns destemidos amigos leitores do Livro de Urântia nos pegaram e nos levaram para casa. O que mais me surpreendeu em toda a viagem foi quando desembarcamos em Charlotte e vimos todas essas pessoas sentadas juntas em bares e restaurantes, e no portão, sem máscaras. Eles precisavam de máscaras para passar no vôo, mas obviamente foram muito arrogantes e as removeram assim que puderam. Não me surpreendeu que Charlotte tivesse muitos casos Covid-19 logo depois dessa época.

Depois de 66 horas de transporte porta-a-porta, finalmente conseguimos e iniciamos a quarentena de duas semanas exigida pelo estado. Voltamos bem a tempo de ver nossas orquídeas e o Night Blooming Cereus em plena floração. Foi bom estar em casa. Meu filho havia abastecido nossa geladeira com suprimentos, então estávamos prontos para “aguentar firme”.

Estamos ambos muito gratos por toda a ajuda, visível e invisível, que recebemos ao longo do caminho. Ambos continuamos saudáveis, mas duvido que iremos viajar tão cedo. Desejamos àqueles que ainda estão presos em partes distantes deste louco planeta azul Urântia tudo de melhor tentando voltar para casa, ou se vocês estão em casa, usem seu tempo com sabedoria. Temos a sorte de ter uma revelação tão maravilhosa para nos fazer companhia. Somos os pioneiros desta revelação incrível, então fique por aqui o máximo que puder usando suas máscaras, lavando as mãos que ajudam e mantendo distância social quando estiver em público.